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4 benefícios das castanhas que você provavelmente não sabia

Quando o assunto é alimentação saudável e reeducação alimentar, as oleaginosas estão presentes em quase todos os casos. Além de serem deliciosas, fazem muito bem para a saúde.

No mercado, você encontrará vários tipos desse alimento, alguns deles são: castanhas-do-pará, castanha-de-caju, nozes, amêndoa, amendoim, pistache, avelã, entre outros. Mas quais os benefícios das castanhas e as outras oleaginosas? Confira, neste conteúdo, 4 deles!

1. Diminuir o colesterol

As castanhas têm aquilo que se chama de gordura boa. Assim, elas aumentam o colesterol bom (HDL) e reduzem o ruim (LDL). A gordura monoinsatura, presente nas oleaginosas, é a responsável pela diminuição das taxas de colesterol no organismo.

Desse modo, as principais castanhas que trarão esse benefício para a sua saúde são: macadâmia, nozes e castanha-de-caju.

2. Perder peso

Se você vai fazer uma dieta para perder peso, saiba que as castanhas serão muito importantes nessa missão. Elas têm uma significativa quantidade de fibras, proteínas e gorduras que proporcionam uma prologada sensação de saciedade. Isso significa que, ao comer a quantidade adequada, ficará um bom tempo sem sentir fome.

As amêndoas e os amendoins são muito utilizados para auxiliar no emagrecimento.

3. Prevenir o câncer

Um outra relevante função da castanha é a sua atividade anticancerígena. Isso acontece por ela ser fonte de selênio, o qual ajuda na proteção celular o que faz diminui os riscos de desenvolver alguns tipos de câncer.

É válido lembrar que a castanha-do-pará é uma importante aliada no combate a essa doença que atinge inúmeras pessoas todos os anos.

4. Reduzir riscos de problemas cardiovasculares

As castanhas são excelentes alimentos para reduzir os riscos de doenças do coração. Esse benefício decorre das ações antioxidantes e anti-inflamatórias que estão relacionadas à prevenção de problemas cardíacos.

Algumas oleaginosas que têm essa função são: a avelã (rica em gordura monossaturada, a qual faz bem para o coração), o pistache e o amendoim.

Saiba qual é o consumo diário recomendado e como incluir as oleaginosas na alimentação

Depois de conhecer alguns dos principais benefícios das castanhas, é muito importante saber a forma correta de consumi-las. Desde já, é preciso ter ciência de que não podem ser ingeridas em excesso, pois provocará um aumento do seu peso. Por isso, controle a vontade de comê-las compulsivamente!

Assim, a porção recomendada é de, aproximadamente, 30 gramas ou 10 castanhas por dia. Porém, é importante ter em mente que tudo dependerá da dieta que o nutricionista passará para você. Afinal, cada corpo exige uma quantidade diferente.

Existem várias maneiras para incluir as castanhas na sua alimentação. Há quem prefira consumi-las na sua forma original pura ou com iogurte. Mas você pode também utilizar as farinhas das oleaginosas para fazer bolos, biscoitos, tortinhas, cookies integrais ou pães.

O importante é deixar a imaginação fluir e fazer receitas deliciosas sem se descuidar da saúde!

Saber quais são os benefícios das castanhas é de grande importância para que você possa manter uma dieta saudável e equilibrada. Dessa forma, consulte um profissional da área, veja quais os tipos e a quantidade de oleaginosas são recomendados para você e inclua essas delícias nas suas refeições.

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