Blog

blog

4 dicas de ouro para manter a sua casa organizada!

Manter a casa organizada não é apenas uma questão estética: também é uma maneira de garantir mais harmonia e funcionalidade para o dia a dia. Isso possibilita ter mais liberdade para aproveitar ocasiões prazerosas, como preparar o almoço com a família, cuidar da saúde ou planejar viagens e passeios.

Quer facilitar a rotina de cuidados com sua residência e ter mais tempo para o que te faz bem? Confira estas 4 dicas essenciais para deixar tudo em ordem, sem complicações!

1. Estipule um cronograma simples e realista

A prática de enumerar atividades carrega a mesma tendência de erro das promessas de ano novo: crer que tudo será realizado com um passe de mágica. Assim, as pessoas acreditam que é possível lavar a casa inteira, organizar o guarda-roupas e preparar comida para a semana toda em uma única manhã. Resultado: acabam se frustrando.

Lembre-se que cumprir poucos afazeres domésticos todos os dias é mais fácil — e eficiente — que planejar muita coisa e não fazer nada. Divida a casa em áreas e concentre-se em apenas uma delas a cada dia da semana. Estabeleça, ainda, quais tarefas precisam ser repetidas semanal e mensalmente.

2. Determine o lugar de cada coisa

Evitar que os objetos sejam levados de um cômodo a outro é uma ótima maneira de não deixar a bagunça se espalhar pela casa. Use truques, como preparar um cantinho para leitura perto da estante de livros, deixar um banco e blocos de anotação com caneta ao lado do telefone sem fio e manter a mesa de jantar sempre pronta para uso.

Outra boa ideia é etiquetar gavetas, caixas e armários para que todos saibam onde devem guardar, por exemplo, ferramentas, talheres e outros utensílios da cozinha após o uso.

3. Não deixe para depois o que pode limpar agora

O acúmulo é o inimigo número um de uma casa organizada. Quanto maior for a quantidade de tarefas esperando, mais você ficará propenso à procrastinação. Por isso, estabeleça metas, como guardar a bolsa assim que chegar em casa, lavar a roupa quando a pilha estiver em determinada altura, não dormir com louça suja na pia da cozinha etc.

Além disso, limpe persianas, fornos e locais de difícil acesso (atrás da geladeira e do fogão) regularmente para que a demora não torne a eliminação da sujeira mais complicada.

4. Anote tudo para ter uma casa organizada

Registros escritos são a melhor estratégia para manter a sua rotina ordenada. Com eles, é possível visualizar rapidamente o que já foi concluído e o que falta ser realizado. Além disso, você fará um planejamento de atividades mais consciente e poderá controlar listas de compras — anotando produtos que precisam ser substituídos —, colecionar dicas de limpeza e programar manutenções diversas — registrando datas para a lavagem da caixa d'água, podas de árvores etc.

Não é necessário adquirir agendas específicas para isso. Você pode usar qualquer coisa que esteja de acordo com as suas necessidades, como cadernetas, folhas grampeadas ou aplicativos de celular.

Viu como deixar a casa organizada não é complicado? Pequenos esforços diários facilitam a rotina e diminuem a necessidade de grandes faxinas semanais. Seguindo essas dicas, é possível fazer com que tudo permaneça em ordem mesmo nos dias mais atarefados!

Gostou do post? Então, compartilhe em suas redes sociais para que seus amigos e familiares também tenham mais tempo de se divertir com você!

12

04