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4 dicas essenciais para cuidar da sua saúde no inverno

O inverno começa no dia 21 de junho, e a diminuição da temperatura precisa vir acompanhada de cuidados com a saúde, principalmente de idosos, crianças e pessoas que são propensas a problemas respiratórios. Isso porque algumas doenças podem se agravar no clima frio e seco, como sinusite, rinite, pneumonia, resfriados e gripes. Por isso, é essencial cuidar da saúde no inverno para evitar esses problemas.

Assim, é muito importante arejar a casa, pois o ar e o sol evitam que bactérias e vírus se proliferem. Além disso, é fundamental limpar o chão com pano úmido, manter as roupas de cama limpa e ter uma alimentação saudável nessa época do ano. Neste post, vamos apresentar 4 dicas para que você possa cuidar da sua saúde no inverno. Confira!

1. Mantenha uma alimentação saudável

alimentação saudável é essencial para cuidar da saúde durante o tempo frio. Por isso, é preciso ter bastante atenção, pois temperaturas baixas são um incentivo para que a gente caia em tentação e opte por pratos mais calóricos, além de consumir bebidas alcoólicas em excesso.

Assim, aproveite o tempo para ingerir sopas e caldos, como o de vegetais. Para isso, basta pegar os legumes que estão na geladeira, refogar e adicionar bastante tempero, como cebola, alho, tomilho e gengibre, o que auxilia na imunidade. Outra dica é tomar bebidas quentes, como chás e chocolate quente.

2. Deixe a casa ventilada

Um hábito comum que muitas pessoas adotam no clima ameno é fechar todas as janelas e portas da casa. Isso pode fazer com que a residência fique mais aquecida e com uma sensação de bem-estar, mas favorece o surgimento de muitos problemas incômodos em decorrência da má circulação do ar.

Ao contrário do que muitos imaginam, as doenças comuns no inverno, como resfriados e gripes não aumentam por causa do frio, mas em função da ventilação inadequada e do acúmulo de pessoas em locais fechados. Por isso, abandone esse hábito e tente deixar, pelo menos, uma janela ou porta aberta para que o ar circule com mais facilidade.

3. Mantenha o corpo hidratado

A hidratação é essencial para manter os anticorpos mais fortes contra os possíveis microrganismos que podem se alojar no organismo. Além disso, é importante usar cremes específicos para cuidar da saúde do corpo e rosto.

O recomendado é buscar ajuda de um dermatologista, que fará a avaliação e recomentará os produtos adequados. Se a sua pele é mais seca, é preciso usar cosméticos que contenha ureia e vitamina C. Já se a pele for oleosa, o ideal é utilizar cremes livres de óleo e à base de gel.

4. Mantenha-se agasalhado

Uma boa dica é usar muitas blusas de frio, pois essa é a proteção principal que você tem ao sair de casa. Por isso, se agasalhe do jeito mais confortável, isentando o corpo do frio externo para diminuir o esforço do organismo para elevar a temperatura do corpo.

Como vimos, é muito importante cuidar da saúde no inverno, pois as baixas temperaturas podem causar doenças respiratórias, resfriados, gripes e desidratação. Por isso, lembre-se de manter uma alimentação saudável, beber bastante água e ventilar a casa. Com isso, é possível ter um inverno tranquilo e saudável.

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