Blog

blog

6 opções de lanches saudáveis e saborosos para as crianças

Adotar uma alimentação balanceada e variada é muito importante para garantir o desenvolvimento e o crescimento saudável das crianças, além de fornecer energia para suas atividades do dia a dia. Para isso, é preciso deixar os lanches saudáveis mais atraentes e saborosos.

Seja para a escola seja entre as refeições, o ideal é que eles contenham uma porção de proteína ou lácteos, uma porção de carboidratos e uma porção de legumes ou frutas — que fornecem fibras, vitaminas e minerais. Para hidratar, opte por água, suco natural ou água de coco.

Veja nossas dicas de lanches saudáveis, práticos e nutritivos voltados para as crianças!

1. Salada de frutas

Primeiro, selecione as frutas que o seu filho mais gosta. Você pode, inclusive, aproveitar para acrescentar aquelas que ele não tem o costume de comer — nesse caso, aproveite as frutas da estação. Higienize-as muito bem e pique em pedaços pequenos. Esprema o sumo de uma laranja para finalizar. Você pode armazená-las em potes de vidro.

2. Biscoitos integrais

Nem todos os produtos industrializados são prejudiciais à saúde. Biscoitos são lanches práticos e gostosos, mas é importante observar o rótulo dos alimentos. Escolha sempre os integrais e com baixos teores de açúcar, gordura e sal.

3. Iogurte sem açúcar

Iogurtes naturais e sem açúcar são ótimas opções de lanche para os pequenos! Para acrescentar sabor, misture o iogurte a frutas ou geleias. É preciso ter atenção ao transporte e à refrigeração desse alimento, para que ele não corra o risco de estragar. Nesse caso, uma boa dica é usar uma bolsa térmica.

4. Muffin de espinafre

Algumas opções de lanches saudáveis são muito fáceis de se fazer em casa. Esses bolinhos de espinafre, por exemplo, são muito saborosos, e você ainda pode recheá-los com queijo. Confira a receita.

Ingredientes

  • 1 e ½ xícara de farinha de trigo
  • 4 colheres de manteiga
  • ½ xícara de leite
  • 1 xícara de espinafre
  • 2 ovos
  • 2 colheres (chá) de fermento em pó
  • 1 colher (chá) de sal

Modo de preparo

  1. Derreta a manteiga em uma panela;
  2. bata o leite e o espinafre em um liquidificador;
  3. acrescente a manteiga, bata novamente e reserve;
  4. em uma tigela, peneire a farinha, o fermento e o sal;
  5. acrescente o espinafre batido e misture bem;
  6. coloque a massa em formas untadas;
  7. leve ao forno preaquecido a 180 °C por 20 minutos.

5. Pipoca

Além de ser um lanche que as crianças adoram, a pipoca é rica em fibras e antioxidantes — substâncias que atuam contra os radicais livres. Para que fiquem ainda mais saudáveis, procure prepará-las com pouco óleo. Depois, coloque-as em saquinhos de plástico muito bem fechados, para que não percam a crocância.

6. Legumes crus

Lanches com legumes são muito saborosos e são uma forma diferente de incluir alimentos saudáveis na alimentação infantil. Tomatinhos, pepino, cenoura e salsão são ótimas opções — basta higienizá-los e cortá-los em tiras finas. Você pode temperá-los com sal e um pouco de orégano, e enviar uma pasta de grão-de-bico para acompanhar.

Preparar lanches saudáveis para as crianças em idade escolar pode ser simples e rápido. Tenha sempre algumas opções práticas para montar uma lancheira nutritiva e gostosa para o dia a dia dos seus filhos!

Gostou das nossas dicas? Deixe o seu comentário e compartilhe conosco os lanches saudáveis que você prepara para as crianças!

20/

07