Blog

blog

Afinal, como prevenir a dengue?

A dengue é uma doença febril aguda provocada por um vírus e transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas subtropicais e tropicais. A doença é potencialmente grave, pois pode evoluir para a forma hemorrágica, caracterizada por sangramento, elevando o risco de morte. Por isso, é muito importante saber como prevenir a dengue.

A melhor maneira de se proteger contra o problema é combatendo o mosquito. Para isso, algumas estratégias efetivas incluem usar repelente, não deixar água parada e limpar o vaso de plantas. A picada pelo inseto ocorre geralmente no começo da manhã ou no final da tarde, principalmente nos pés, tornozelos e pernas. Portanto, é preciso ter bastante cuidado para não adquirir a doença.

Neste post, vamos apresentar algumas medidas para prevenir a dengue. Confira!

Não deixe água parada

O mosquito da dengue coloca os seus ovos de preferência em água limpa. Por isso, é essencial colocar as garrafas com a boca para baixo, descartar pneus velhos e fazer a drenagem do terreno caso o quintal esteja propenso à formação de poças. Além disso, lembre-se de limpar o recipiente de água de animais de estimação regularmente.

Limpe e coloque areia nos vasos de plantas

Os pratinhos das plantas e flores acumulam água limpa, ambiente ideal para o mosquito botar os seus ovos e, muitas vezes, nem percebemos que eles estão ali. Por causa disso, uma boa dica é utilizar pó de café ou areia nos recipientes dos vasos e lavá-los regularmente. A areia é importante para conservar a umidade e evitar que o prato se torne um criadouro para os insetos.

Use repelente

Usar repelentes, principalmente em lugares com muitos mosquitos ou em viagens, é um procedimento importante para a proteção contra a dengue. Assim, o ideal é utilizar os produtos industrializados, já que os caseiros, como o óleo de soja, citronela, cravo-da-índia e andiroba não apresentam um grau de repelência muito forte contra o inseto. Além disso, a eficácia e a duração do repelente são temporárias, o que torna necessário aplicá-lo diversas vezes ao longo do dia.

Mantenha a caixa d’água fechada

Reservatórios grandes, como as caixas d’água, são os criadouros perfeitos para a dengue. Por isso, é importante mantê-las fechadas e limpas. No mais, as larvas também são encontradas em quantidades pequenas de água. Para evitar essas poças, canos e calhas precisam ser checados todo mês, pois um entupimento pode virar um reservatório ideal para o mosquito.

Coloque tela nas janelas

Proteger a residência com telas em janelas e portas é uma boa maneira de proteger a família contra o Aedes aegypti. Porém, o problema ocorre quando o criadouro se encontra em casa. Nessa situação, a estratégia pode não ser bem-sucedida. Logo, lembre-se de que a eliminação do foco da doença é o modo mais eficaz de proteção.

Agora você sabe como prevenir a dengue e que é preciso tomar alguns cuidados essenciais. Dentre eles, a ação mais simples é evitar o nascimento do mosquito, já que não existem medicamentos ou vacinas que combatam a contaminação. Portanto, evite deixar água parada, limpe e coloque areia nos vasos de plantas, deixe a caixa d’água fechada e, sempre que possível, aplique repelente.

Gostou deste post e quer ficar por dentro das nossas publicações? Então curta a nossa página no Facebook e saiba mais!

28

05