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Alimentos antioxidantes: o que são e quais são seus benefícios?

Se você se preocupa com a saúde, já deve ter ouvido falar nos alimentos antioxidantes. Durante o metabolismo, nosso corpo produz diversos compostos que realizam o processo de oxidação das células. Em excesso, os radicais livres podem danificar tecidos saudáveis e causar o envelhecimento precoce e doenças degenerativas.

Contudo, nosso corpo tem meios para se defender dessas moléculas. Para isso, é fundamental manter uma alimentação saudável e rica em vitaminas e minerais apropriados para combatê-las.

Continue a leitura deste artigo e entenda o que são os alimentos antioxidantes, quais são os benefícios que eles oferecem para a saúde e conheça algumas formas de consumi-los!

O que são alimentos antioxidantes?

São alimentos ricos em substâncias que ajudam o organismo a impedir ou atrasar a ação dos radicais livres nas células. O nosso corpo produz antioxidantes em pouca quantidade, por isso é essencial consumir esses alimentos.

É importante ter um equilíbrio entre os radicais livres — que também têm funções importantes — e os antioxidantes. Diversos fatores, como hábitos de vida e níveis de estresse, são responsáveis por promover a alta formação de substâncias oxidativas.

Quais são os seus benefícios?

Além do combate aos radicais livres, os antioxidantes têm uma série de outros benefícios:

  1. apresentam propriedades anti-inflamatórias;
  2. regulam o fluxo sanguíneo;
  3. ajudam a proteger dos danos causados pelo sol;
  4. combatem o envelhecimento precoce;
  5. previnem a ocorrência de algumas doenças, como câncer e artrite reumática.

Como consumi-los?

Existem muitos alimentos ricos em antioxidantes para você incluir na dieta. Confira a seguir os principais e algumas formas de consumi-los.

Aveia

Rica em vitaminas do complexo B, a aveia é um cereal integral e uma excelente opção para o café da manhã ou para o lanche da tarde. Ela pode ser misturada em iogurtes naturais, frutas ou vitaminas.

Azeite de oliva

O azeite é um óleo rico em vitamina E. Pode ser usado para refogar alimentos ou puro, como tempero de saladas ou para finalizar uma preparação. Prefira consumir o seu tipo extravirgem.

Frutas cítricas

Além do seu poder nutritivo, as frutas cítricas têm vitamina C — um potente antioxidante. Podem ser consumidas em forma de suco, combinadas em uma saborosa salada de frutas ou usadas na preparação de sobremesas.

Linhaça

Apresenta alto teor de fibras, ômegas 3 e 6, vitamina E e outros minerais. Deve ser consumida preferencialmente durante a manhã, pois ajuda a diminuir o apetite. Experimente em saladas de frutas, sucos e vitaminas.

Sálvia

Com sua ação antioxidante e anti-inflamatória, essa erva ajuda no equilíbrio de todo o organismo. Seu sabor é refrescante, podendo ser consumida na forma de chá ou usada para temperar molhos, carnes e legumes.

Pepino

O legume é rico em vitamina K e auxilia na desintoxicação do organismo. Experimente preparar uma salada com tomates ou usá-lo como um dos ingredientes do suco verde.

Além de ingerir regularmente alimentos antioxidantes, é importante praticar atividades físicas, proteger-se da radiação solar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro. Assim, você mantém uma rotina de hábitos saudáveis e aproveita melhor os benefícios dos antioxidantes!

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