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4 alimentos saudáveis que você deveria adotar na dieta agora!

Adotar uma alimentação equilibrada e consumir alimentos saudáveis é muito importante em qualquer idade, pois previne doenças e proporciona mais qualidade de vida para você e toda a sua família.

Uma pesquisa divulgada pela ONU mostrou que mais da metade da população adulta brasileira está com sobrepeso — e os números aumentam a cada ano. Com isso, o risco de câncer causado pelo excesso de peso também vem aumentando no país, podendo chegar a 4,6% em 2025.

Isso está muito relacionado à troca dos alimentos naturais e mais saudáveis pelos ultraprocessados — que são alimentos com baixo custo de produção, feitos, principalmente, a partir da combinação de gordura, açúcar, sal e aditivos.

Pensando nisso, preparamos algumas substituições simples para você fazer em casa e começar a se alimentar melhor. Confira!

1. Óleo de soja por óleo de coco

O óleo de soja tem menos quantidade de gorduras poli-insaturadas — que são boas para o organismo — do que o óleo de coco. Além disso, o óleo de coco é fonte de ômega 3, vitamina C e vitamina E.

Com sua ação anti-inflamatória e antioxidante, ajuda a aumentar a resposta imunológica do corpo e é uma das melhores opções para preparar alimentos saudáveis.

2. Sal refinado por sal marinho

O sal refinado passa por diversos processos que reduzem seu valor nutritivo e fazem com que ele perca muitos nutrientes. Dessa forma, ele é composto basicamente por sódio.

O sal marinho, por sua vez, não contém aditivos químicos e mantém todos os seus minerais e nutrientes, como potássio, zinco, cálcio e ferro. Esse tipo de sal também mantém sua cor natural, que pode ser rosa, cinza, preto ou branco.

3. Arroz branco por arroz integral

O arroz branco contém, basicamente, carboidratos — cuja principal função é fornecer energia para o corpo. Suas vitaminas e minerais ficam na casca, que é removida durante o polimento dos grãos.

Já o arroz integral é uma boa fonte de fibras, minerais e óleos essenciais, que melhoram o funcionamento do intestino, aumentam a saciedade e reduzem a absorção de gordura pelo corpo.

3. Farinha branca por farinha integral

A farinha branca é pobre em nutrientes e tem alto índice glicêmico, funcionando de forma semelhante ao açúcar e aumentando a taxa de glicose no sangue.

A versão integral desse ingrediente é uma ótima opção para preparar pães, massas de tortas e bolos sem alterar o sabor dos pratos. A farinha integral, assim como o arroz, é rica em fibras que estimulam o intestino e reduzem o índice glicêmico.

4. Cereal matinal por aveia

Em geral, os cereais matinais são ricos em açúcar. Por isso, é interessante substituí-los por flocos de aveia e frutas. A aveia é uma ótima fonte de fibras e de nutrientes que diminuem o colesterol e ajudam na perda de peso.

Além de incluir alimentos saudáveis no dia a dia, é muito importante beber bastante água para hidratar e manter as funções vitais do organismo. O líquido ajuda a eliminar toxinas e diminuir a pressão, melhorando o metabolismo. Mantenha também uma rotina de atividades físicas e leve uma vida com muito mais qualidade!

- Para complemente a leitura, entenda como a alimentação preventiva pode ajudar na prevenção do câncer de mama.

Se você gostou das nossas dicas que tal ficar de olho nas nossas ofertas também para comprar alimentos saudáveis com preços mais em conta?

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