Blog

blog

APRENDA A ORGANIZAR OS ARMÁRIOS DA COZINHA

O dia-a-dia acaba deixando tudo fora do lugar, não é mesmo? É por isso que vamos dar dicas infalíveis para você conseguir organizar e manter arrumados os armários da cozinha. Afinal, é muito mais prazeroso assim, não é mesmo?

Aproveite estas dicas:

Coloque tudo que estiver dentro dos armários para fora. Fica mais fácil organizar começando com um armário vazio. Tire tudo de dentro - pratos, copos, xícaras, panelas, potes, tigelas, enfim, tudo que estiver guardado neles. Deixe todo o conteúdo em cima da mesa para poder avaliar quais os itens realmente necessários.

Você poderia ficar sem determinados itens? Por exemplo, aquela coleção de copos de plástico que você vem juntando de várias redes de lanchonetes, uma pilha de pratos descartáveis ou uma cafeteira velha que não funciona mais, etc. Esses itens fariam falta no dia a dia da cozinha? Agora é a hora de manter apenas os objetos que você realmente usa. Livre-se dos itens desnecessários para facilitar a arrumação.

Se você perceber que precisa de determinado item, compre-o antes de arrumar os armários, senão depois será mais complicado depois que você já tiver definido o lugar certo de todos os utensílios.

Limpe os armários de cima para baixo. Junte os materiais de limpeza e prepare-se para esfregar cada canto, além de passar um pano nas portas. Remova todas as migalhas, manchas e poeira dos armários antes de recolocar suas louças e utensílios de cozinha. A faxina geral vai manter insetos e ratos longe da sua despensa, além de permitir que você se livre de produtos já vencidos.
Caso prefira usar somente produtos naturais na limpeza, experimente uma solução de um pouco de vinagre branco e água. Essa mistura funciona bem para limpar armários de cozinha. Se precisar de uma substância abrasiva para tirar sujeiras mais difíceis como gordura, experimente o bicarbonato de sódio.
Caso os seus armários não sejam protegidos com tinta, tome cuidado para não usar produtos que possam danificá-los.

Forre os armários com papel ou folhas de cortiça. O forro vai ajudar a eliminar mau cheiro. Pode-se usar papel, vinil ou espuma EVA, os quais vêm em uma variedade de texturas e cores.
Tire a medida do “piso” dos seus armários para cortas o forro sob medida. Em seguida, insira o forro nos armários.
Você pode usar fita adesiva dupla-face embaixo do forro para fixá-los no lugar.
  
Coloque sachês nos cantos dos armários. Use flores e folhas secas como a lavanda, pétalas de rosas ou paus de canela. Ponha tudo em saquinhos de pano e amarre bem para fechar. Substitua os sachês a cada três meses para manter o perfume dentro dos armários sempre fresco.
Certas ervas e temperos podem ser usados para deter insetos. Experimente sachês com perfume de eucalipto ou óleo de limão.
Caso deseje se livrar de cheiros fortes sem usar perfume, é só encher os sachês com bicarbonato de sódio e colocá-los nos cantos dos armários.

Compre divisórias para gavetas para guardar os itens pequenos. Agora que seus armários estão limpos e perfumados, é hora de planejar a organização do conteúdo dentro deles.

Divisórias para armários podem ser extremamente úteis para guardar uma grande quantidade de utensílios pequenos e mantê-los no lugar. Aqui vão algumas dicas de divisórias:

Uma divisória para talheres. Isso ajuda a manter a gaveta em ordem.
Um suporte para pendurar xícaras. Ele pode economizar um espaço e tanto dentro de armários. 
Um suporte pode sustentar mais ou menos 8 xícaras. Uma ótima pedida se você é fã de café, chá e bebidas quentes. Além da economia de espaço, as xícaras ficam mais fáceis de pegar. 
  
Vasilhas para guardar mantimentos. Para manter baratas, formigas e ratos longe da sua despensa, vale a pena comprar potes e vasilhas com tampas firmes e que permitam um fechamento hermético (ou seja, que não deixem entrar ar). Guarde o açúcar, farinhas, temperos, massas e outros itens em recipientes bem fechados. Além da higiene, esse cuidado facilita muito na hora pegar os ingredientes.
 
Gostou? Então comente, diga como foi o dia da organização. O Sales tem prazer em falar de perto com você!
 

20/

09