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Atividades físicas na terceira idade: quais as mais recomendadas?

Praticar atividade física na terceira idade é fundamental para ter mais qualidade de vida e disposição para executar as tarefas do dia a dia. Uma vez que, com o passar dos anos, nosso corpo sofre diversas mudanças e pode ficar mais frágil, os exercícios físicos trazem muitos benefícios para a vida do idoso.

Eles são capazes de melhorar o humor, estimular a aprendizagem, aumentar a autoestima, diminuir a ansiedade e, ainda, reforçam o convívio entre indivíduos da mesma idade. Logo, manter o corpo em movimento contribui para prevenir e combater doenças, e para o bem-estar mental e social.

Separamos algumas atividades físicas ideais para praticar na terceira idade. Porém, antes de escolher a mais adequada para você, procure um médico e faça uma avaliação, combinado? Boa leitura!

Natação

Veja alguns benefícios dessa prazerosa atividade:

- fortalece a musculatura do abdômen;
- ajuda a prevenir lesões;
- alivia dores causadas por doenças como a artrite;
- alonga e fortalece as articulações.

Além disso, sabe aquelas atividades simples do dia a dia, como varrer a casa? Com a natação, elas podem se tornar mais seguras e fáceis de executar. É que esse exercício também ajuda a diminuir a perda de massa óssea.

Pilates

O método Pilates é uma opção de atividade física na terceira idade de baixo impacto — portanto, muito segura — que lhe permite evoluir conforme o seu ritmo. Assim, você pode praticar cada vez mais para desenvolver novas habilidades. E olha só quantas vantagens ele proporciona:

- melhora a postura;
- aumenta a força e a flexibilidade;
- fortalece os músculos;
- diminui as dores;
- previne lesões;
- melhora o equilíbrio;
- alivia o estresse.

Hidroginástica

A hidroginástica também é uma atividade de pouco impacto e que não oferece risco de queda. Nessa modalidade é possível praticar diferentes tipos de exercícios, como treinamentos para flexibilidade e desenvolvimento da coordenação motora. Essa atividade é capaz de:

- melhorar os sistemas cardiovascular e cardiorrespiratório;
- fortalecer a musculatura;
- manter a densidade óssea;
- desenvolver a coordenação motora e o equilíbrio;
- promover relaxamento;
- combater a insônia.

Caminhada

A caminhada é uma atividade simples e que pode ser realizada ao ar livre, em um terreno plano. O ideal é usar um calçado confortável e realizar alongamentos antes e depois do exercício. Preste atenção, também, aos obstáculos pelo caminho.

Além de permitir que você socialize e interaja com vizinhos, deixando a solidão de lado, caminhar é bom para:

- acelerar o metabolismo;
- queimar calorias;
- fortalecer os músculos;
- ativar a circulação sanguínea;
- aumentar o condicionamento cardiovascular;
- fortalecer o sistema respiratório.

Dança

A dança é uma atividade que pode ser feita individualmente ou a dois. As músicas podem ser mais animadas ou mais calmas, e a movimentação dos corpos gera sentimentos positivos. As aulas são ótimas contra a depressão e a pressão alta, o que minimiza o uso de medicamentos. E tem mais:

- trabalham vários grupos musculares;
- melhoram a agilidade e a coordenação motora;
- estimulam a atenção e a memória;
- divertem e garantem boas risadas durante as aulas mais animadas.

Além da avaliação inicial, é importante contar com um profissional capacitado para acompanhar a execução da atividade física na terceira idade. Todos os exercícios ajudam na liberação da endorfina — substância produzida pelo cérebro que causa sensação de prazer. Aliar atividade física a uma alimentação balanceada é assegurar saúde e alegria!

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