Blog

blog

Como aproveitar o tempo em família? 5 dicas imperdíveis

Atualmente, muitas pessoas têm rotinas desgastantes, com dias cheios de preocupações, compromissos, deslocamentos e problemas profissionais. Muitas vezes a carreira é nossa prioridade e não dedicamos tempo suficiente para as atividades de lazer. Porém, para manter a saúde mental e ter mais qualidade de vida é essencial aproveitar o tempo em família.

Para desfrutar da companhia dos seus familiares, é preciso organizar a agenda e curtir o tempo livre da melhor maneira possível. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para que você possa aproveitar esse momento. Confira!

1. Desconecte-se dos eletrônicos

Mesmo que você separe 15 minutos do seu dia ou o final de semana inteiro com a família, manter-se longe dos aparelhos eletrônicos durante esse período é fundamental. Hoje, a tecnologia tem estado tão presente no nosso dia a dia que, muitas vezes, não percebemos que estamos deixando as pessoas de lado para checar e-mails ou dar uma "olhadinha" nas redes sociais.

Quando estiver com a família, concentre toda a sua energia nesse momento — para isso, desligue o celular ou o mantenha no modo silencioso. Esse contato sem preocupações externas é importante para se conectar com quem está presente.

2. Proponha passeios ao ar livre

Pode ser uma viagem ou apenas um passeio no parque. Sair um pouco de casa é relaxante e divertido, além de quebrar a rotina e mostrar para as crianças alguns lugares novos. Desse modo, é importante se planejar e, ao menos uma vez por mês, fazer um passeio diferente — de preferência ao ar livre!

Se quiser aproveitar ainda mais o momento, proponha um piquenique! Prepare alguns lanches gostosos e escolha uma praça arborizada. Seus filhos vão adorar!

3. Façam as refeições juntos

Faça, pelo menos, uma refeição em família por dia. Uma boa dica é deixar a mesa posta na noite anterior e degustar um belo café da manhã com todos reunidos. Assim, é só acordar e preparar o café — o que poupa bastante tempo.

Aproveite esse momento para conversar sobre qualquer assunto, mas evite falar sobre o trabalho, por exemplo. Comente de coisas positivas e mostre que você está acessível para ouvir e se interessa pelo dia a dia da sua família.

4. Cozinhe com a família

Cozinhar em família pode ser uma atividade muito divertida e engraçada. Para isso, escolha pratos atrativos e simples, como bolos e biscoitos, e peça para que todos participem do processo. Explique o passo a passo das receitas, mostre os ingredientes e deixe que as crianças coloquem as mãos, literalmente, na massa! Não se esqueça de se certificar de que utensílios perigosos estão fora do alcance.

5. Ajude as crianças com o dever de casa

É muito comum que as crianças ou os jovens em idade escolar sintam dificuldades com as tarefas da escola. Em vez de simplesmente pagar um profissional para ajudá-los, tente sentar com os seus filhos e dar todo o suporte que eles necessitam para superar suas dificuldades. Essa atitude simples pode fazer com que eles se tornem adultos muito mais confiantes.

Aproveitar o tempo em família vai muito além de relaxar e esquecer um pouco da rotina do trabalho. Esse momento também é essencial para estreitar os laços familiares, criar memórias, intensificar intimidades, melhorar o desenvolvimento emocional das crianças, e ajudar com a construção de suas personalidades e autoestima.

Gostou das nossas dicas? Então assine a nossa newsletter e receba outros conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail!

14/

09