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Como criar hábitos saudáveis e incentivar sua família

Você mantém uma rotina com hábitos saudáveis? Existe uma série de boas práticas que, quando adotadas com regularidade, ajudam a manter o equilíbrio emocional e mental. Essa estabilidade é essencial para alcançar uma melhor qualidade de vida.

Para manter a vitalidade, é importante que toda a família mantenha um cotidiano saudável, ativo e produtivo. Por isso, insira práticas no dia a dia que trabalhem o corpo e a mente, visando sempre o bem-estar de todos.

Confira, a seguir, algumas atividades que incentivam hábitos mais saudáveis para você e sua família, a partir de uma leve mudança de rotina!

Pratique caminhadas em família

Que tal trocar os passeios de carro por um programa ao ar livre com a família? Não é necessário investir muito tempo nessa atividade, pois 30 minutos por dia é o suficiente para que você perceba os benefícios da caminhada.

Praticar uma atividade física faz com que você se sinta motivado, ajuda a oxigenar o sangue e libera alguns hormônios como a dopamina e a serotonina — responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar. Além disso, mostra para as crianças que o exercício físico pode ser prazeroso e ajuda a fortalecer os laços entre pais e filhos.

Faça refeições mais balanceadas

Um dos hábitos saudáveis fundamentais para garantir uma boa saúde é manter uma alimentação balanceada. Para isso, é preciso incentivar o consumo de frutas, legumes e verduras em casa, principalmente pelas crianças.

Muitas vezes, a rotina corrida não permite que a família se reúna nas refeições. Porém, sempre que possível, convide todos para prepararem as refeições juntos. Esse momento é importante para estreitar os laços familiares e mostrar para os seus filhos que se alimentar de forma saudável pode ser prazeroso.

Mantenha-se hidratado

A água é essencial para o bom funcionamento do corpo humano. Por isso, adote o hábito de permanecer constantemente hidratado — o ideal é não esperar sentir muita sede — e tenha sempre uma garrafinha por perto.

Outra dica é começar o dia bebendo água — um copo é o bastante para ativar o cérebro. Vale lembrar que os idosos podem desidratar com mais facilidade, pois tendem a ter uma baixa percepção da sede. Pensando nisso, sempre ofereça um copo de água a eles.

Reserve um tempo para o lazer

Combater o estresse físico e mental contribui para uma boa saúde. Ter um momento de lazer é fundamental para descansar e se divertir. Por isso, o primeiro passo é programar corretamente os seus afazeres.

Depois, é muito importante arrumar um tempo no seu dia a dia para as atividades de lazer. Aproveite o momento para ficar com a sua família e viajar, ir ao cinema, conhecer um restaurante novo ou simplesmente passear pela cidade.

É fundamental ter comprometimento e força de vontade para manter um cotidiano de hábitos saudáveis. Comece variando sua rotina aos poucos, até que você e sua família estejam adaptados. Com o tempo, vocês começarão a perceber as melhorias na qualidade de vida de todos!

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