Blog

blog

Como economizar energia elétrica? Confira as 6 melhores dicas

Os gastos fixos da casa representam uma boa parcela do orçamento doméstico, assim, diminuir essas despesas pode ajudar toda a família a conseguir uma sobra no fim do mês. Por isso, aprender como economizar energia elétrica é uma ótima maneira de equilibrar as contas e até guardar o necessário para o churrasco ou o cinema do fim de semana.

Ainda, entender como usar a energia disponível de forma mais consciente e ensinar as próximas geraçõessão ações importantes para garantir o futuro do planeta, respeitando os recursos naturais sem desperdício.

Se você quer utilizar melhor a energia elétrica em casa, veja essas dicas e comece a colocá-las em prática hoje mesmo.

1. Luz natural

Vivemos em um país com alta incidência de sol e devemos tirar o máximo proveito disso. Deixe que a luz natural entre em casa durante todo o dia, abrindo as janelas e retirando qualquer obstáculo do caminho, como cortinas e móveis.

2. Cores claras

Dar preferência a cores claras dentro de casa também é uma forma de diminuir o consumo de energia elétrica. As paredes pintadas de branco vão ajudar a refletir a luz disponível deixando o lar naturalmente mais iluminado e com menor necessidade de acender as lâmpadas.

Na decoração, a dica vale também para os móveis e objetos, como tapetes, cortinas e espelhos nas paredes, eles colaboram para a distribuição da luz pelo ambiente.

3. Lâmpadas econômicas

Hoje em dia, é grande a variedade de tipos de lâmpadas disponíveis no mercado e, com o avanço da tecnologia, os modelos mais recentes oferecem a mesma luminosidade com consumo menor de energia. Por isso, uma maneira de economizar na conta é investir na troca das lâmpadas de casa, substituindo as comuns por fluorescentes ou de LED.

O custo dos novos modelos é um pouco mais alto e pode assustar na hora da compra, mas elas têm uma vida média muito mais longa e, a médio prazo, a redução na conta mensal vai compensar esse gasto.

4. Chuveiro

O chuveiro é um dos principais vilões do gasto de energia elétrica em casa. Portanto, é fundamental prestar atenção a quanto tempo deixamos ele funcionando. Evite deixar ligado por minutos a mais sem necessidade e seja mais consciente na duração dos banhos.

Outra solução é realizar a troca do chuveiro elétrico por um sistema de aquecimento a gás. Nesse caso, também é necessário um investimento inicial que será totalmente recuperado nos meses seguintes.

5. Televisão

Assistir televisão à noite é uma maneira rotineira de terminar o dia, é difícil resistir a curtir aquele programa ou série preferidos no conforto da cama. Mas se você sempre adormece com a TV ligada, está consumindo energia à toa e pagando por isso.

Na hora de trocar o aparelho, procure aqueles com um temporizador, assim poderá programar para desligar depois de determinado tempo. Mas se a sua televisão não dispor desse recurso, acostume-se a perceber quando o sono está batendo e desligue o aparelho.

6. Geladeira

O refrigerador é outro equipamento que pode fazer a conta de luz disparar se não for utilizado da maneira correta. Para economizar, evite abrir a porta várias vezes, organizando-se para retirar ou guardar todos os itens que precisar de uma só vez. Além disso, não armazene alimentos quentes, pois isso faz o refrigerador trabalhar mais para equilibrar a temperatura interna.

Com essas dicas, fica mais fácil saber como economizar energia elétrica e envolver toda a família nessa resolução. Diminuindo o gasto de luz um pouco por dia, você estará dando uma grande contribuição tanto para o planeta quanto para a sua conta no fim do mês.

Quer mais dicas para reduzir as contas da casa? Confira aqui como descongelar a geladeira de maneira correta.

11

07