Blog

blog

Como tirar mofo das roupas? Confira 4 passos

Não é nada agradável tirar uma peça de roupa do armário e se deparar com as indesejáveis manchas causadas pelo mofo. Além da aparência, esse fungo muito comum também causa mal odor e pode aparecer não apenas nas roupas, mas como nas toalhas e roupa de cama, por exemplo. E por ser um problema corriqueiro, o ideal é que você aprenda de uma vez por todas como tirar mofo das roupas.

Muitos fatores podem contribuir para o surgimento do mofo, mas, de forma geral, o problema é causado pela umidade. Por isso, a dica é sempre manter o armário bem arejado e nunca guardar roupas que ainda não estejam totalmente secas. No entanto, caso o problema já esteja acontecendo, não se preocupe. Tratar o problema é fácil e nem é preciso se preocupar em comprar produtos muito fortes ou caros para resolver isso.

Para ajudá-lo, listamos algumas dicas e métodos para você aprender a tirar o mofo das peças. Confira!

1. Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um produto versátil que ajuda nas mais variadas situações, inclusive, é muito útil para processos de limpeza. No caso do mofo, basta misturá-lo com vinagre, formando uma pasta. Depois, é só aplica-la na região afetada pelo mofo e esperar cerca de 10 minutos.

Depois desse tempo, com o auxílio de uma escova, esfregue onde está o mofo para removê-lo e, então, é só lavar a roupa normalmente. Essa solução é fácil e bem barata, usando produtos que, praticamente, todo mundo tem em casa.

2. Lavagem normal

Pegar uma roupa mofada pode ser um choque, mas às vezes nem é preciso fazer nada de especial para remover a bolor da peça. Inclusive, antes de tentar qualquer outra solução, lave-a como você já faz normalmente. Uma dica é, antes da lavagem, escovar a parte mofada e deixar a peça por um tempo tomando sol para matar os fungos.

O próximo passo é deixar a roupa de molho na água com o sabão da sua preferência por cerca de 2 horas. Depois, lave normalmente com água morna ou quente, dependendo do tecido. Não se esqueça de deixar a roupa secar por completo antes de guardá-la.

3. Limão e sal

Outros 2 produtos que poderão ajudá-lo a acabar com o mofo da roupa são o limão e o sal. Assim como na dica do bicarbonato, faça uma pasta usando suco de limão e sal e, em seguida, aplique-a na mancha de mofo e deixe a roupa secar no sol. Para finalizar, basta lavar a roupa como de costume.

4. Vinagre

Usando somente o vinagre é possível também resolver a questão do mofo. Em um balde, coloque água quente o suficiente para cobrir a peça de roupa e adicione 2 copos de vinagre branco. Deixe a peça nessa mistura por cerca de 8 horas. Em seguida, basta lavá-la normalmente.

Além dessas dicas de como tirar mofo das roupas, é importante que você saiba como evitar esse tipo de problema. As principais dicas são colocar o armário em um lugar que bata sol, deixar o móvel sempre arejado e manter suas portas abertas por algumas horas durante o dia, além de nunca guardar roupas molhadas ou úmidas.

Já conhecia todas essas dicas de como tirar o mofo das roupas? Aproveite para assinar nossa newsletter e receber em primeira mão por e-mail nossos próximos conteúdos que vão ajudá-lo nas tarefas domésticas!

08

07