Blog

blog

Confira como lavar roupa de forma certa e econômica

Lavar roupa não é simplesmente encher a máquina ou tanque com água, colocar sabão e, então, jogar todas as roupas sujas lá dentro. Para manter as peças preservadas por mais tempo, deixá-las com um cheiro bom e, ainda, economizar água, é preciso saber como lavar roupa da forma correta.

Hoje, vamos lhe apresentar dicas para que você tenha um varal cheio de roupas cheirosas, limpas e bem conservadas. Acompanhe! 

Use a quantidade suficiente de sabão 

Não é porque a roupa está cheia de manchas que você precisa usar sabão demais, e nem porque ela está apenas "suada" que você pode dispensar o produto. A água sozinha não faz ligação direta com a sujeira, já que suas moléculas são polares. Estas precisam de uma interação com as partículas de sujeira, e é aí que entra o sabão. 

Isso quer dizer que precisamos colocar sabão o suficiente para que essa interação aconteça. Mas colocar sabão demais, além do risco de manchar as peças, demanda uma grande quantidade de água para o enxague. 

Verifique a quantidade de sabão indicada para cada volume de água que sua máquina disponibiliza. É comum que elas venham com os níveis como "baixo, médio e alto", e indiquem o quanto de sabão será necessário em cada um deles. 

Preste atenção às instruções da etiqueta 

Todas as roupas acompanham uma etiqueta e, embora muitas pessoas não deem tanta importância a ela, é ali que ficam todas as informações de como deve ser a lavagem daquela peça. 

Mesmo que você seja uma pessoa organizada, é possível que nunca tenha se atentado a esse detalhe. Não é toda roupa branca que pode receber alvejante, e nem toda peça colorida que pode ser lavada dentro de uma máquina. Algumas, ainda, não podem ser lavadas em água quente e precisam ser batidas no modo "delicado". 

Separe por cor 

Sabemos que não se deve lavar roupas brancas com roupas coloridas, correto? O que muitos ainda não sabem, porém, é que separar apenas as brancas das coloridas não é o suficiente. 

O ideal é que haja uma separação nas cores, também. Por exemplo, uma camiseta vermelha pode soltar tinta em um tecido amarelo e manchar a roupa toda. Por isso, evite misturar cores fortes com claras e, sempre que possível, bata as roupas por cores individuais. 

Separe por tipo de peças 

Um jeans receberá uma lavagem diferente de uma toalha de banho, que também tem diferença em relação à lavagem de uma roupa íntima. Busque sempre separar o tipo das peças antes de colocar na máquina: as mais pesadas das delicadas, e assim por diante. 

Algumas máquinas disponibilizam um painel com vários tipos de tecidos diferentes, e é interessante usar essa função para uma maior duração das suas peças. Isso porque a máquina sabe exatamente qual tratamento cada tipo de tecido precisa receber para sair limpo e conservado. 

Agora que aprendeu como lavar roupa da maneira certa, certifique-se de que você segue todas as nossas dicas na hora de cuidar das suas roupas. E reforçamos que é importante saber qual é o modo adequado de lavagem de cada peça para que elas durem mais e fiquem completamente limpas antes de irem ao varal. 

E então, o que você achou do nosso post? Deixe um comentário nos contando qual a sua forma de lavar roupa!

20

03