Blog

blog

Descubra como criar tradições de Natal com a sua família.

As tradições de Natal passam de geração em geração, preservando a essência dos símbolos da festa. Além disso, elas esbanjam cultura e costumes que mudam de região para região — afinal, cada país tem a sua própria maneira de aproveitar essa época do ano.

Aqui no Brasil, a data é celebrada com a típica árvore de Natal e com belos presépios que representam o nascimento de Jesus Cristo. A figura carismática do Papai Noel também é encontrada em todas as regiões do país. Outra tradição de muitas famílias é fazer uma deliciosa ceia na noite do dia 24 para o dia 25, enquanto trocam presentes no amigo secreto. Para ajudar você a manter tradições de Natal com a sua família e não deixar elas se perderem, preparamos dicas especiais neste post. Confira!

Qual é a história do Natal?

O Natal teve origem nas festividades pagãs da Antiguidade. Nessa época, os romanos festejavam a chegada do inverno e cultuavam o Deus Sol, realizando celebrações motivadas pela renovação. Outros povos também comemoravam a data para marcar a passagem do tempo ou a chegada da estação de frio.

Com a fortalecimento do Cristianismo, a festa foi definida como Natal. Como não se sabe o dia exato do nascimento de Jesus Cristo, essa foi uma maneira de dar uma nova simbologia para as festividades pagãs romanas.

O Papa Julius I foi quem determinou a data. Assim, o Natal passou a ser celebrado em diversos países ao redor do mundo, principalmente naqueles de forte tradição religiosa cristã.

Como surgiram os símbolos do Natal?

Com o passar do tempo, foram aparecendo ícones representativos para essa época, cada um com seu significado distinto, tendo origem religiosa ou não.

Quando pensamos no nascimento de Jesus Cristo, o principal elemento é o presépio, que retrata o cenário no qual ele nasceu. Outras importantes figuras dessa representação são: os três reis magos, a sagrada família — formada por, além de Jesus, também Maria e José —, o anjo e a estrela.

Já o Papai Noel foi inspirado num bispo de bom coração que gostava de ajudar as pessoas, enquanto que a árvore representa os pinheiros cobertos de neve do hemisfério norte.

Como criar tradições de Natal com a família?

Não tem segredo! Para motivar os festejos e manter costumes natalinos, o ideal é pensar em formas de comemorar a data de um jeito alegre e divertido. Depois, é importante cuidar para que tudo se repita anualmente.

A seguir, confira alguns hábitos comuns no Natal dos brasileiros que você pode cultivar com as pessoas que ama!

Brincar de amigo secreto

O amigo secreto (ou amigo oculto) é uma forma divertida de presentear, pois envolve todos os familiares. Existem várias dinâmicas que podem ser feitas para deixar o clima ainda mais animado. No momento da revelação, é bacana que cada um aproveite para elogiar o seu presenteado, para motivar um ambiente amoroso entre a família.

Decorar a casa

Montar a árvore de Natal e decorar a casa com enfeites natalinos é uma tradição muito divertida. Guirlandas, enfeites de porta, toalhas de mesa, velas, flores natalinas e vários outros ornamentos podem se tornar tradição em sua casa. Não deixe de chamar as crianças para ajudar!

Deixar petiscos para o Papai Noel Uma tradição legal é preparar um pequeno lanche para o Papai Noel e para a rena e deixá-lo perto da árvore. Assim, eles podem aproveitar para petiscar durante a madrugada. Ensine às crianças que essa preparação é uma forma de agradecimento pelos presentes recebidos!

Além dessas tradições de Natal, é importante realizar uma ceia na véspera do dia 25, para comemorar e reunir todos os familiares. Procure preparar pratos tradicionais da família, pois, assim, o momento será muito gostoso e ainda mais marcante e único!

Gostou do conteúdo e quer ficar por dentro de todas as novidades? Então, siga a gente nas redes sociais! Estamos no Facebook!

13

12