Blog

blog

Efeitos do açúcar: saiba porque diminuir seu consumo agora mesmo

O consumo de doces em geral, assim como o açúcar em excesso, pode trazer muitos problemas ao organismo, além de se tornar um vício. Resistir à vontade de comer uma torta, um chocolate e outras gostosuras não é nada fácil, pois, além do gosto agradável, os efeitos do açúcar provocam uma sensação de satisfação e prazer. No entanto, seu consumo exagerado pode ser prejudicial à saúde.

Muitas pessoas não fazem ideia da quantidade de açúcar que consomem por dia, visto que ele está presente em diversos alimentos, como refrigerantes, biscoitos, bolos, pudins, alimentos ultraprocessados, entre outros. O problema é que isso pode fazer com que o metabolismo seja danificado, prejudicando até mesmo o cérebro.

Neste post, vamos abordar os principais efeitos que o açúcar causa no corpo e na saúde. Confira!

Prejudica a memória

O consumo excessivo de açúcar pode retardar o aprendizado e afetar a memória. Isso porque essa substância atinge as conexões cerebrais, provocando um efeito prejudicial nessas funções, como a capacidade de aprender e criar novas memórias.

Vicia

O vício em açúcar é um problema muito comum. As pessoas com esse distúrbio sentem a necessidade de consumir cada vez mais a substância para se sentirem bem. Assim que abandonam a ingestão de açúcar durante as refeições, podem ter sintomas como estresse, ansiedade, tontura e dores de cabeça.

Isso acontece porque a sacarose libera dopamina, que é um neurotransmissor associado ao prazer. Para se ter uma ideia, essa substância também é liberada com o consumo de drogas.

Causa diabetes

O consumo excessivo de açúcar causa uma sobrecarga no pâncreas, fazendo com que esse órgão não consiga fabricar insulina suficiente para a diminuição dos níveis de glicose. Com isso, essa sobrecarga pode provocar o diabetes tipo 2.

Logo, o consumo exagerado de doces tem uma relação direta com esse tipo de diabetes, mas também é provocado por uma combinação de fatores, como a genética e a obesidade. Para evitar a doença, é muito importante manter uma alimentação balanceada, praticar atividades físicas e manter o peso adequado.

Aumenta o risco de doenças cardiovasculares

Por muitos anos a gordura saturada foi considerada a principal vilã por causar ataques cardíacos. No entanto, o consumo excessivo de açúcar também pode provocar doenças cardiovasculares, pois a substância afeta a pressão sanguínea, o peso corporal, o nível de triglicerídeos e tem um impacto negativo na produção de insulina.

Afeta os níveis de energia

Os carboidratos simples são metabolizados rapidamente pelo organismo e fazem com que o nível de açúcar do sangue caia rapidamente. Quando o índice de glicose diminui, o nível de energia do corpo também cai. Por isso, dê prioridade aos carboidratos complexos, pois eles são processados lentamente pelo corpo, o que garante um nível de açúcar mais duradouro e estável.

Como você pôde conferir, os efeitos do açúcar são muito prejudiciais para a saúde. Essa substância pode desencadear o diabetes, prejudicar a memória, além de ser viciante. Por isso, é essencial diminuir o seu consumo, substituindo-o por alimentos mais adequados, como frutas. É necessário também evitar alimentos ultraprocessados, diminuir o consumo de fast food e priorizar as refeições em casa.

Quer melhorar a alimentação dos seus filhos e diminuir o açúcar consumido por eles? Então não deixe de conferir nossas 5 dicas para tornar a merenda escolar mais saudável!

02

01