Blog

blog

4 dicas sobre como montar sua lista de compras de supermercado

Ir ao supermercado é uma atividade tão comum e frequente para os brasileiros que já virou parte da cultura. A feira do mês, no entanto, pode prejudicar as finanças da sua família se não for feita com planejamento. Neste artigo, você vai conhecer algumas dicas para montar uma lista de compras de supermercado impecável.

Por que usar uma lista de compras de supermercado?

Durante a fase mais crítica da crise econômica, os brasileiros passaram a frequentar menos os supermercados. De acordo com uma pesquisa realizada em 2016 pela Netpoints, a frequência média caiu de 6,3 para 5,7 vezes ao mês. Já o gasto médio aumentou de R$ 74 para R$ 80.

O consumidor consciente é financeiramente educado, tem bons hábitos de consumo e contribui para a sustentabilidade. Por isso, uma lista de compras de supermercado aumenta o controle sobre seus próprios gastos e ajuda você a comprar apenas o necessário. 

Como montar sua lista de compras

Confira abaixo 4 dicas para fazer uma lista de compras eficiente, sem excessos e que não deixe nada faltando na sua despensa.

1. Faça um levantamento do que falta

Fazer uma lista apenas com base na intuição pode ser um risco, já que você pode comprar o que já possui e esquecer do que realmente precisa. Por isso, faça um balanço. Divida sua casa em setores e analise o que tem sobrando, do que tem em pouca quantidade e do que está em falta absoluta.

2. Use um aplicativo de celular

A lista de compras tradicional com papel e caneta pode até parecer simples, mas não costuma ser manualmente prática. Se você usa smartphone, aproveite para experimentar aplicativos que fazem essa tarefa de forma otimizada.

Existem opções de aplicativos capazes de efetuar cálculos imediatos do valor parcial e total da feira, segmentar os seus produtos para facilitar o acesso no supermercado e permitir que o usuário inclua outras variáveis, como peso e número de unidades.

3. Anote a quantidade necessária para cada item

Para cada produto, há uma demanda específica. Detergente, sabão em pó, alimentos perecíveis e tudo que você utiliza em casa pode acabar mais cedo do que esperado ou pode durar mais do que o previsto na última feira.

Novamente, não é indicado se guiar pela intuição. Portanto, as quantidades — incluindo os pesos aproximados, no caso de frutas, legumes e verduras — devem acompanhar cada item da sua lista de compras. Caso contrário, você pode errar no volume e acabar gastando mais do que o previsto.

4. Planeje um cardápio

Alimentos perecíveis são os produtos mais fáceis de entrar pelo ralo do desperdício, tanto que algumas pessoas preferem fazer feiras semanais apenas desses produtos.

Uma maneira eficaz de saber exatamente os ingredientes que não podem faltar na geladeira é criar um cardápio para a semana. Inclua as três refeições, sobremesas, lanches e as refeições especiais dos domingos, quando toda a família se reúne em confraternização.

Quais são os itens que não podem faltar na lista

Se mesmo depois de fazer um levantamento dos itens da sua casa você ainda estiver com a sensação de que esqueceu algo, confira os itens a seguir.

Alimentação

- Verduras e legumes: cebola, alho, alface, batata inglesa, batata doce, cenoura, beterraba. abobrinha, coentro (ou salsa);
- Condimentos e conservas: tomilho, alecrim, cominho, sal, pimenta, azeitona;
- Frutas: tomate, maçã, pera, banana, limão, laranja, abacaxi;
- Frios: queijo, mortadela, peito de peru, presunto;
- Carnes: bife bovino, músculo bovino (para cozidos), peito de frango, pescados, bisteca suína;
- Molhos: azeite, vinagre, molho de tomate, maionese.

Higiene pessoal

- Banho: xampu, sabonete para o corpo, condicionador, óleos, hidratantes;
- Asseio: papel higiênico, desodorante, pastilha para vasos sanitários;
- Lavabo: pasta de dentes, escova de dentes, sabonete para as mãos.

Limpeza

- Banheiro: água sanitária, desinfetante aromatizado;
- Pia, balcão e fogão: detergente, desengordurante;
- Roupas: sabão em pó, sabão de coco em barra, amaciante.

A lista de compras de supermercados não é apenas uma conveniência, mas uma prática indispensável para evitar desperdícios e controlar seus gastos. Para isso, conte também com um supermercado de qualidade reconhecida e que mereça sua confiança tanto quanto aos preços quanto aos produtos ofertados.

Para saber mais sobre como adotar hábitos saudáveis de consumo em um supermercado que inspire confiança, curta nossa página no Facebook!

20

06