Blog

blog

Marmita fitness: saiba como se programar para manter a alimentação saudável

Nem sempre encontrar restaurantes que ofereçam opções saudáveis é uma tarefa fácil. Por isso, optar por levar marmita fitness para o trabalho é uma ótima opção para saborear uma refeição caseira, leve, com pouco sal, livre de temperos industrializados, com ingredientes selecionados e modo de preparo confiável.

Seja qual for o seu objetivo — emagrecer, ganhar massa muscular ou apenas ter uma alimentação balanceada —, as marmitas são adequadas para inserir opções mais saudáveis no seu dia a dia. Pensando nisso, preparamos este post para ajudar você na organização semanal das marmitas. Aproveite!

Planeje as refeições

O primeiro passo é planejar quantas refeições você precisará preparar para a semana. Depois, pense se há geladeira e forno ou micro-ondas no seu local de trabalho. Por fim, é hora de pensar qual será o cardápio da semana.

Para facilitar, você pode preparar pratos que contenham 25% de carboidratos (arroz ou macarrão integral, batata, mandioca), 25% de proteína magra (frango, peixe, ovo) e 50% de legumes e verduras. Lembre-se de que esses valores podem ser ajustados conforme as suas necessidades!

Além disso, escolha os alimentos que você gosta de comer para deixar o momento da refeição mais prazeroso e aproveite a sazonalidade do mercado — dessa forma, você ainda economiza!

Prepare com antecedência

O ideal é escolher um dia para preparar tudo com antecedência. Que tal reservar o domingo para cozinhar? Você pode também otimizar o tempo de preparo dos alimentos: enquanto o arroz e o feijão cozinham, lave as folhas, corte os legumes e tempere a carne. Depois, enquanto os legumes assam ou cozinham, refogue a proteína.

Quando tudo estiver pronto, separe a comida em porções. Se você tiver uma balança de cozinha em casa, é interessante pesar os ingredientes para garantir um prato completo. Nesse momento, opte por potes com material livre de BPA, que é uma substância nociva quando aquecida.

No caso das saladas, seque bem as folhas para que elas não murchem e deixe-as armazenadas na geladeira. Uma boa ideia é montar as saladas e conservá-las em potes de vidro. Se você acrescentar um molho à base de limão ou azeite, terá um conservante natural. Elas aguentam bem até 5 dias na geladeira.

Varie o cardápio da marmita fitness

Para não enjoar, é importante preparar cardápios variados. Você pode cozinhar duas porções de macarrão e preparar dois molhos simples para cada uma. Se um dos molhos for bolonhesa, por exemplo, aproveite que você precisará de carne moída e prepare uma quantidade maior para aproveitá-la em outro prato.

Confira algumas outras opções e inspire-se:

  • macarrão com frango desfiado e mix de vegetais refogados com ervas;

  • batatas assadas com molho de tomate, filé de frango grelhado e salada de grão de bico;

  • abobrinha recheada ao forno, arroz integral, feijão e espinafre;

  • bife magro de carne de boi, batata-doce assada e salada mix de folhas;

Com criatividade e dedicação é possível que a marmita fitness fique muito fácil de preparar! Abuse dos temperos naturais — salsinha, coentro, cebolinha, alho e cominho — porque, além de reduzir o teor de sódio, você agrega muito mais sabor e nutrientes aos alimentos.

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe este conteúdo nas redes sociais e ajude outras pessoas a terem uma alimentação saudável!

02/

04