Blog

blog

Não sabe escolher legumes e verduras? Aprenda!

Legumes e verduras devem fazer parte de uma alimentação saudável e balanceada. Afinal, eles contêm baixo valor calórico e são ricos em vitaminas, fibras e outros nutrientes. Na hora das compras, porém, é importante estar atento a alguns pontos para, de fato, desfrutar dos seus benefícios.

Saber escolher alimentos frescos e de qualidade evita que você leve para casa algo estragado ou contaminado e garante pratos com mais sabor. Além disso, por durarem mais, ajuda a evitar desperdícios.

Se você quer aprender a escolher os melhores legumes e verduras em um supermercado, continue a leitura!

Confira a aparência

O primeiro passo é observar bem os alimentos. Evite os legumes que apresentam manchas escuras ou pontos pretos, pois são sinais de deterioração. Machucados ou rachados na superfície indicam que, além de não estarem frescos, podem estar contaminados. Já as verduras devem apresentar cores vivas e sem folhas furadas, amareladas ou queimadas.

É importante observar também se as hortaliças não apresentam pontos de fungo — que produzem toxinas prejudiciais à saúde. Para isso, verifique se existem áreas esbranquiçadas ou esverdeadas e com textura de pelúcia. Nesses casos, não adianta cortar a região antes de preparar o alimento, pois ele pode estar totalmente contaminado.

Observe se há brotos

Um indício de que os legumes estão mais velhos é a presença de brotos, que crescem, principalmente, quando os alimentos são expostos à luz e ao calor. Eles são muito comuns nas batatas, que possuem glicoalcalóides, como a solanina.

A solanina é uma toxina natural que age como uma defesa contra insetos, fungos e animais que possam atacar os tubérculos. Essa toxina tende a se concentrar nos brotos em crescimento. Em altas concentrações, ela pode ser venenosa.

Nos seres humanos, a substância em excesso pode causar problemas gastrointestinais, paralisia, alucinações e até a morte. É importante ressaltar que a solanina não desaparece com o cozimento.

Verifique a textura

Outra boa dica é conferir se os alimentos apresentam uma textura lisa. Segure-os de maneira firme e verifique se existem partes moles, fundas ou muito amassadas. Além disso, fique de olho nas folhas e evite as murchas, pois não estão mais frescas.

Escolha bons legumes e verduras

Veja como unir as dicas anteriores e escolher alguns dos alimentos mais comuns do dia a dia:

Pimentão

Deve estar firme, com cor viva, casca brilhante e aroma perfumado. Escolha os pimentões pesados e com talos verdes. Os pequenos tendem a apresentar menor concentração de agrotóxicos;

Cenoura

Deve ter cor uniforme e estar firme. Escolha as mais crocantes — para isso, quebre a pontinha, pois as murchas apresentam maior resistência. Cenouras maiores tendem a estar endurecidas;

Alface

Deve ter folhas firmes, levemente crocantes e com cores fortes. Evite maços com folhas amarronzadas e murchas. Os tipos lisa e crespa exibem folhas mais maleáveis, enquanto a alface-americana apresenta folhas médias e verde-claras.

Optar por um bom supermercado pode ser a solução para encontrar os melhores legumes e verduras. Estabelecimentos conceituados e qualificados trabalham com fornecedores de confiança e que garantem alimentos frescos e saudáveis.

Se você busca um supermercado de qualidade, com variedade e preço baixo, entre em contato conosco e descubra a loja mais perto de você!

14/

05