Blog

blog

Passo a passo de como limpar o fogão e o forno de forma eficiente!

Domingo é dia de reunir a família em torno da mesa. Pratos suculentos, uma boa conversa, risadas, descontração, crianças correndo por todos os lados. Depois de vivenciar momentos maravilhosos, chega a temida hora de fazer a limpeza da cozinha.

Além dos talheres, pratos, panelas e demais utensílios, existe uma pergunta que pode trazer dúvidas para muita gente: como limpar o fogão? Afinal, a gordura se acumula, molhos ficam nas grelhas, sem falar nos resquícios de tudo o que foi preparado. E agora?

Para você não ter dificuldades nesse momento, fizemos este post com dicas imperdíveis não só para uma correta limpeza dos fogões, mas também dos fornos. Então continue a leitura e descubra, de uma vez por todas, como deixar forno e fogão limpinhos! 

Aprenda como limpar o fogão passo a passo

O primeiro passo é retirar tudo que está em cima do fogão. Lave todas as louças, panelas, talheres, enfim, deixe o fogão por último. Isso porque o eletrodoméstico geralmente fica ao lado da pia, ou seja, se você lavá-lo antes, poderá ter um retrabalho em razão de possíveis respingos ou sujeiras vindas dos utensílios.

Encerrada a missão com a pia, retire as grelhas, bicos e queimadores. Utilize uma esponja com detergente neutro e um desengordurante. Coloque os bicos numa solução com água e vinagre branco por pelo menos 20 minutos.

Esfregue bem a parte de metal do fogão e, em seguida, remova os produtos com um pano úmido e seco. Depois, seque os bicos e coloque cada um em seu respectivo lugar.

Para manter a limpeza por mais tempo, outra orientação é comprar os protetores de alumínio no formato da placa do fogão — eles ficam embaixo da grelha, muito úteis para evitar um acúmulo mais acentuado da sujeira. Não esqueça de conferir na embalagem do produto a quantidade de bocas, é um detalhe que evita a perda do material.

Veja agora como limpar o forno   

Já o forno necessita da aplicação de uma mistura de vinagre com bicarbonato de sódio. Deixe a mistura descansar em água quente por 30 minutos e esfregue delicadamente com uma bucha de cozinha.

Após a limpeza, passe um pano úmido e, posteriormente, um seco para deixar o forno impecável. Uma dica importante é sempre realizar a limpeza com o fogão frio e desligado, evitando queimaduras ou possíveis choques.

Descubra a importância de manter o fogão limpo 

A arte de cozinhar é um momento que pode ser comparado a uma terapia. Além de descontrair a cabeça, contribui com a criatividade e também com o devido cuidado com a saúde.

Por isso, as donas de casa conscientes sempre escolhem produtos frescos, com boa procedência e fazem uma correta higienização antes de cozinhá-los ou assá-los.

Agora que você já sabe como limpar o fogão, não existem mais desculpas para chamar a sua família para aquele almoço ou jantar, com direito a sobremesas dignas de um hotel cinco estrelas. 

Depois de aprender a limpar corretamente o seu fogão e forno ajude mais gente a seguir o seu exemplo. Compartilhe agora mesmo este post em suas redes sociais!

27/

09