Blog

blog

Saiba agora como escolher os principais tipos de frutas!

Na hora de comprar frutas, bate sempre aquela mesma dúvida: como saber se ela está boa? Dentro de um supermercado, quitanda ou feira, sempre parece impossível distinguir as frutas boas das frutas ruins. Isso porque, mesmo que por fora a aparência seja suculenta, pode estar verde ou aguada por dentro. 

Para ajudar você, reunimos algumas dicas de como escolher as frutas da maneira certa e como saber se as frutas mais consumidas estão verdes, maduras ou passadas. Confira! 

Como escolher frutas corretamente 

Em primeiro lugar, é importante dar preferência para as frutas da estação, principalmente pelo fato de que elas amadurecerão sem ajuda de produtos químicos que fazem mal à saúde. Quando estiver escolhendo, procure por aquelas que não estão nem muito verdes, nem muito maduras. 

Segure a fruta nas mãos, sem apertá-la, e verifique como a casca se apresenta: ela deve estar firme e apresentar cor uniforme. Em seguida, sinta o aroma da fruta. Quanto mais cheirosa, mais chances de estar suculenta. 

Dicas para escolher as frutas mais consumidas 

Abacaxi 

Embora sentir o aroma da fruta ajude a descobrir se ela está madura, essa regra deve ser seguida com cuidado na hora de escolher o abacaxi: quando o perfume da fruta está forte demais é um sinal de que a fruta já começou a fermentar e está passada. 

Aperte a casca para verificar se a fruta passou do ponto. Se, depois de pressionar com o dedo a casca do abacaxi, você enxergar uma marca, significa que a fruta está madura demais. Quando a casca está verde, não significa que a fruta ainda não madurou. Por isto é importante garantir que a casca do abacaxi esteja uniforme e sem manchas escuras. 

Mamão 

A primeira característica a ser observada no mamão é a sua casca, que deve estar amarela ou alaranjada. A casca verde indica que o mamão não está bom para o consumo. Se estiver duro ao toque, significa que ainda não está maduro — então dê preferência para os macios.

A casca não precisa estar totalmente uniforme, já que pequenas manchas não alteram o sabor da fruta. Porém manchas muito grandes indicam que o mamão está passado e começando a apodrecer. 

Melancia 

Observe primeiramente a casca da melancia: se estiver somente verde, significa que não está boa para ser consumida. A cor ideal é a verde-rajada, com tons claros e escuros da cor. A casca deve ser lustrosa, resistente e firme. 

Evite melancias com manchas na casca, e prefira as que emitem um som oco quando você der uma batidinha.

Maçã e pera 

O processo é o mesmo para as duas frutas. Observe as cascas e prefira as lisas, sem manchas, finas e brilhantes. Descarte as que tiverem parte mole, pois indica que a fruta está passada. Quanto mais a casca da maçã estiver vermelha, mais doce ela estará. 

Já a pera madura e doce é ligeiramente macia. Fique atento ao cabinho: se ele sai facilmente, a fruta está madura e pronta para comer no dia. 

Abacate 

Dependendo da espécie do abacate, sua casca pode ser verde ou marrom. Quando maduro, é possível ouvir sua semente ao balançar a fruta. A consistência não deve ser nem muito mole, nem muito dura. Quando a fruta estiver macia é porque está ideal para o consumo. 

Uma dica é apertar o abacate e verificar se ficou uma marca na casca. Quando maduro, ao pressionar a casca da fruta, você notará uma marca. Mas se essa marca não voltar a sua forma inicial, é porque a fruta está passada. 

Depois de aprender a escolher as frutas de qualidade, é hora de colocar em prática seu aprendizado na hora de fazer a feira. Tenha em mente que além de saber escolher bem as frutas para adquirir as de melhor qualidade, é preciso escolher, também, muito bem o local onde você comprará seu alimento. 

E aí, o que achou do nosso post? Entre em contato com a nossa empresa para conhecer mais dos nossos serviços e produtos.

27/

06