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Sobremesas com frutas: confira 4 receitas para servir no almoço em família

Frutas são opções saudáveis e nutritivas para comer após as refeições e matar aquela vontade de um docinho. Porém, mesmo com poucos ingredientes, também é possível preparar sobremesas com frutas mais elaboradas e incrementar a alimentação do dia a dia.

Portanto, para deixar o almoço em família ainda mais especial, selecionamos 4 receitas práticas — mas que vão além da tradicional salada de frutas — para você variar o cardápio e surpreender a todos. Confira!

1. Tartelete de frutas com chocolate amargo

Chocolate é o doce preferido de muita gente e combina muito bem com frutas. Para essa receita, você pode usar aquelas que mais gostar.

Ingredientes da massa:

- Meia xícara de manteiga ou margarina em temperatura ambiente;
- Meia xícara de açúcar;
- Uma xícara e meia de farinha de trigo integral;
- essência de baunilha a gosto.

Ingredientes da ganache:

- Uma xícara de creme de leite fresco;
- 200 gramas de chocolate meio amargo;
- Pedaços de frutas.

Modo de preparo:

Prepare a massa misturando a manteiga, o açúcar e a essência. Adicione a farinha aos poucos e misture com as mãos até a massa soltar dos dedos. Preencha forminhas pequenas com ela e leve ao forno preaquecido (180°C) por 15 minutos.

Enquanto isso, prepare a ganache. Aqueça o creme de leite até levantar fervura e desligue o fogo. Acrescente o chocolate e mexa até derretê-lo totalmente. Recheie as forminhas e leve à geladeira por 10 minutos. Decore com frutas frescas e sirva em seguida.

2. Creme de iogurte com maçã caramelizada

A maçã é rica em vitaminas e antioxidantes que diminuem o colesterol ruim. Além de deliciosa, essa receita leva apenas três ingredientes:

- 300 gramas de maçã Golden;
- Uma colher de açúcar;
- Quatro iogurtes naturais.

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 200°C. Descasque e corte as maçãs em fatias finas. Espalhe-as em um tabuleiro untado e salpique-as com o açúcar. Leve ao forno até dourar. Intercale camadas de iogurte e maçãs e finalize com raspas de limão. Sirva gelado.

3. Doce de limão com gengibre

O limão é excelente para promover a imunidade e combater infecções. Para esse doce, você vai precisar de:

- Um iogurte natural;
- Uma colher de suco de limão;
- Raspas de gengibre;
- Raspas de limão.

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes e leve à geladeira até gelar. Você pode servi-lo com espetinhos de frutas frescas da época.

4. Gelado de manga

A fruta é rica em fibras, que ajudam na digestão, e antioxidantes, que ajudam no controle da pressão arterial. Além de saudável, essa sobremesa é super refrescante!

Ingredientes:

- Duas mangas grandes;
- Suco de meio limão.

Modo de preparo:

Descasque e corte as mangas em pedaços pequenos e congele por, no mínimo, quatro horas. Retire os pedaços do congelador e reserve por 10 minutos antes de bater. Acrescente o suco do limão e processe por aproximadamente 10 minutos. Se desejar uma textura ainda mais cremosa, acrescente meia banana congelada. Sirva em seguida.

As sobremesas com frutas dão água na boca e são leves, práticas e saborosas. Além disso, você pode variar as frutas e optar por usar as da estação — dessa forma, você ainda economiza!

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