Blog

blog

Você sabe como descongelar a geladeira? Confira aqui!

Uma boa manutenção é essencial para garantir a durabilidade de qualquer eletrodoméstico. Por isso, você precisa saber como descongelar a geladeira para manter uma limpeza regular do equipamento e retirar os depósitos de gelo. Mais que isso, essa tarefa doméstica serve para permitir o bom funcionamento.

Assim, você garante que os alimentos estarão bem-conservados. O ideal é fazer o degelo pelo menos duas vezes por ano: uma no inverno e outra no verão. Porém, vale a pena conferir o estado da geladeira com frequência, pois se a camada de gelo ficar muito espessa antes de descongelar, o trabalho tende a ser mais longo e árduo. Confira nosso passo a passo e entenda como descongelar a geladeira!

Desligar a geladeira da tomada

O primeiro passo é desconectar a geladeira da tomada. Se você precisar da luz para realizar a próxima etapa, desligue o mecanismo de temperatura. Quando o gelo começar a derreter, desconecte imediatamente o aparelho, pois a água que começa a escorrer pode entrar em contato com as partes elétricas e causar acidentes.

Ao descongelar a geladeira, não se esqueça de ler o manual do equipamento e seguir todas as recomendações do fabricante. Não deixe também de colocar algumas toalhas ou panos debaixo dela para absorver o gelo derretido e evitar que a cozinha seja molhada.

Remover todos os alimentos

Em seguida, retire todos os alimentos do interior da geladeira e armazene-os de forma correta. Se o dia estiver frio, você pode deixar os produtos em algum local fresco, longe de fontes de calor. Já nos dias mais quentes, o ideal é manter os alimentos em uma sacola térmica ou em caixas de isopor com gelo. Lembre-se de deixar todos os pacotes longe do alcance de animais.

Retirar as prateleiras

Depois, retire todas as gavetas e prateleiras removíveis. Se alguma estiver presa no gelo, não faça força para deslocá-la, ou ela pode se quebrar. Remova o que for possível e deixe todas as peças de molho em água morna com detergente para uma melhor limpeza.

Manter a porta da geladeira aberta

Para que o gelo derreta mais rápido, deixe a porta da geladeira aberta. Não é recomendado usar secador ou outro dispositivo quente para acelerar o derretimento do gelo, pois essa atitude pode danificar o equipamento.

Se estiver com muita pressa, a dica é deixar um ventilador em frente à geladeira. Use panos ou toalhas para absorver a água que se acumular no interior do eletrodoméstico.

Retorne os alimentos

Por fim, coloque todas as partes removíveis e todos os alimentos no local correto. Antes disso, é importante que as gavetas e prateleiras sejam enxaguadas e secas por completo. Após colocar todos os itens dentro do eletrodoméstico, conecte-o na tomada.

Além de entender como descongelar a geladeira, é preciso fazer uma boa limpeza dos seus compartimentos internos e da borracha. Para isso, você pode usar um pano limpo embebido em uma mistura de três partes de água para uma de vinagre. Isso é importante para tirar qualquer odor desagradável do eletrodoméstico e evitar contaminações nos alimentos.

Gostou das nossas dicas? Então não deixe de seguir nossa página no Facebook. Assim, você vai receber outros conteúdos exclusivos diretamente no seu feed!

28

03